Forte Duque de Caxias - Rio de Janeiro
O passeio no Forte Duque de Caxias (Forte do Leme) compreende uma caminhada ecológica na área de proteção ambiental da Mata Atlântica e uma visita ao sítio histórico do local.
O Forte Duque de Caxias, conhecido como Forte do Leme, foi originalmente construído entre 1776 e 1799 por ordem do Marquês do Lavradio, quando o Brasil ainda era parte do Império Português. Ele antes era chamado de Forte do Vigia ou da Espia porque não possuía artilharia e servia para alertar as outras fortificações sobre a chegada de navios ao Rio de Janeiro.
Além disso, a história militar deste forte está repleta de acontecimentos. Seus integrantes participaram de revoltas como a do Forte de Copacabana (1922), na Revolta do Encouraçado São Paulo (1924), na ação contra o navio mercante Baden (1930), na Revolução de 1932, na Intentona Comunista (1935), no Movimento Integralista (1938), na 2ª Guerra Mundial (1945) e na Intervenção do Cruzador Tamandaré (1955).
A área de proteção ambiental do Leme, aberta à visitação pública, pertence ao forte, de onde pode-se observar diversos atrativos da cidade, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a praia de Copacabana.
É possível agendar visitações mediadas em grupo e às terças-feiras a entrada é gratuita. É proibida a entrada sem camisa, com roupa de banho ou roupa que atente contra o pudor.
Localização
Praça Almirante Júlio de Noronha, Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro 22010-020 Brasil
COMENTÁRIOS